logo-autarquia

A obter dados...

Caracterização


Figueira de Lorvão é uma freguesia portuguesa situada a cerca de 5 quilómetros de Penacova e a 4 de Lorvão e tem uma área de 28,32 km². Dela fazem parte os seguintes lugares: Agrêlo, Alagoa, Casqueira, Feira, Figueira de Lorvão, Gavinhos, Golpilhal, Granja, Mata do Maxial, Monte Redondo, Póvoa, Sernelha e Telhado. Os limites desta freguesia são os seguintes: a norte, Sazes de Lorvão; a sul, Lorvão; a nascente, Penacova; e a poente a freguesia de Botão, do concelho de Coimbra.

Em termos paisagísticos, Figueira de Lorvão está inserida numa área de rara beleza, com montanhas de média altitude, grande biodiversidade, proporcionando um panorama deslumbrante a quem nos visita. Desta Terra enxerga-se a mancha alvinitente de Penacova, com seu casario encastoado na vertente, mirando o rio que se espreguiça a seus pés.

Do outro lado, sempre com a brancura das velas enfunadas, cantando mágoas na mansão eólica do tempo, desenha-se a catadupa verdejante do arvoredo, com predomínio dos pinheiros e eucaliptos, pontilhada aqui e além, por pequeninas aldeias.

A Freguesia de Figueira de Lorvão é uma das terras do concelho que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, para o que tem contribuído, acentuadamente, a preciosa ajuda dos seus filhos que, espalhados pelas diferentes partes do mundo, nunca esquecem o torrão onde nasceram.

É uma região frequentemente visitada por turistas nacionais e estrangeiros que, subjugados à sua beleza encantadora, aqui vêm fotografar e filmar a serra, onde 14 moinhos de vento despertam atenção e interesse pela sua originalidade.

Desta zona privilegiada se observam soberbos panoramas que os olhos não se cansam de admirar, tal a imponência do quadro que a Natureza pintou, ora pendurado na tela aulina do céu, ora espraiando-se por vales, montes e planícies, até à Figueira da Foz.

Olhando para as bandas da Ribeira e do Casal, enxerga-se, ao fundo, a mancha alvinitente de Penacova, com seu casario encastoado na vertente, mirando o rio que se espreguiça a seus pés.

Do outro lado, sempre com a brancura das velas enfunadas, cantando mágoas na mansão eólica do tempo, desenha-se a catadupa verdejante do arvoredo, com predomínio dos pinheiros e eucaliptos, pontilhada aqui e além, por pequeninas aldeias, onde vivem, trabalham e rezam almas simples e boas, que formam este formoso rincão da Beira.

Na encosta da serra erguem-se o Monumento ao Imaculado Coração de Maria e a capelinha em honra de S. Sebastião, padroeiro da terra , com duas portas abertas aos crentes. Também aqui neste recanto onde abundam belezas naturais que alguns ignoram e muitos admiram, «há um Portugal desconhecido» que carece de amparo, exige protecção.

Sobranceiros à bonita vila de Penacova, o conjunto de Moinhos de Gavinhos é um local especial, pois sobressaem na paisagem, acompanhados por uma imponente imagem do Imaculado Coração de Maria.. 

Daqui o panorama pela zona envolvente é fantástico, na companhia destes moinhos de vento e de uma imagem do Imaculado Coração de Maria, como que a abençoar os ventos, a vila e o trabalho dos moinhos. 

Três destes Moinhos estão ainda em condições suficientes de funcionamento, contudo apenas um funciona hoje em dia, pela mão do único moleiro da aldeia de Gavinhos, moendo o milho, o trigo e o centeio, que durante tanto tempo abasteceu a região e distribuiu para muitas outras.

Vale a pena visitar o Moinho em funcionamento e observar o árduo trabalho do moleiro, e o toda a dinâmica da estrutura, numa arte que se quer mantida e preservada em tempos futuros.

 

Economia

A agricultura familiar é uma das principais fontes de rendimento da população, com destaque para a cultura da vinha e da oliveira. A floresta, com destaque para o pinheiro bravo, o eucalipto e a acácia, representa também um importante recurso económico. A pecuária, ao nível da produção caseira, é ainda um complemento para os agregados familiares.

No sector secundário predominam as pequenas empresas de construção e obras públicas, dando emprego a uma percentagem importante da população.

O sector terciário caracteriza-se essencialmente pelos serviços, existindo algum comércio.

A proximidade à sede de concelho, Penacova, e à cidade de Coimbra, permite que muitas pessoas aí trabalhem nas mais diversas áreas, o que é facilitado pelas boas vias de comunicação.

 

Equipamentos

A Freguesia de Figueira de Lorvão é servida diariamente pelas carreiras de transportes públicos da TRANSDEV, saindo daqui para os mais diversos destinos, contando também com serviço de táxis. A Freguesia conta com uma rede de abastecimento de água com cobertura de 100%, existindo também disponibilização de duas ATM (Caixas Multibanco) para fazer face ás necessidades da povoação, uma vez que não se encontra aqui qualquer balcão bancário. A recolha do lixo é feita Câmara Municipal de Penacova, sendo a recolha feita três vezes por semana. Preocupados com um tema cada vez mais fundamental para uma sociedade evoluída, a Junta de Freguesia colocou ao dispor da população vários ecopontos, assim como vidrões. 

Esta Freguesia possui um Cemitério, o Cemitério Paroquial na sede de Freguesia, os qual faz face ás necessidades das pessoas da terra. No que respeita á distribuição da correspondência, o carteiro passa diariamente na Freguesia, fazendo o seu giro diário, tendo também a dois quilómetros, na sede de Concelho, um posto dos CTT aberto nos dias úteis.

Dispõe também de um parque de merendas localizado nos Moinhos de Gavinhos, com excelentes condições para a prática desportiva, assim como para o convívio entre familiares e amigos. De salientar ainda que nesta Freguesia existe um posto de abastecimento de combustíveis, no lugar Gavinhos, Freguesia de  Figueira de Lorvão.

 

Saúde e Educação

Uma escola primária (EB1 de Figueira de Lorvão) tem sede aqui na Freguesia, sendo que até á quarta classe as pessoas da terra podem aqui estudar, perto dos seus familiares. Depois da quarta classe, os alunos deslocam-se para a sede do Concelho, Penacova. Um Jardim-de-infância na Freguesia satisfaz as necessidades das crianças, durante o período diário, correspondente ao horário de trabalho dos pais.

Quanto aos cuidados médicos para a população, a freguesia de Figueira de Lorvão dispõe de uma extensão de saúde a funcionar de Segunda a Sexta-feira. Para a aquisição de medicamentos, está esta terra equipada com uma farmácia, sendo uma mais valia para a população que precise deste serviço.

Relativamente ao apoio social, o Centro de Bem-Estar Social de Figueira de Lorvão disponibiliza as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e lar de idosos.

Também a APPADCM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) presta serviço social na Freguesia, com diversas valências no sentido de dar resposta às necessidades do cidadão deficiente mental, nomeadamente Centro de Actividades Ocupacionais, Formação Profissional, Empresa de Inserção, Lar de Apoio e Lar Residencial,

Desde 1989, participa no Projecto Integrado de Intervenção Precoce, com a disponibilização dos seus técnicos para o apoio junto de famílias com bebés portadores de deficiência ou em situação de risco, com idade dos 0 aos 3 anos.

 

Cultura e Desporto

Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal, assim como a recuperação, preservação e divulgação da cultura rural ancestral. São disso exemplo as várias de colectividades/Associações pertencentes á Freguesia, nomeadamente a União Futebol Clube, Centro Popular de Trabalhadores de Sernelha, Associação de Agricultores e Melhoramentos de Gavinhos, Associação de Agricultores Filantrópica de Figueira de Lorvão, Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Telhado, Juventude Desportiva de Monte Redondo, Centro Social e Cultural de Granja, Grupo “ Mensageiros da Alegria”, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Agrêlo.

No que ao Desporto diz respeito, a Freguesia é privilegiada pela presença de várias associações desportivas, promovendo o desporto na terra, onde jogar por amor à camisola e transportar tudo isso num clima de verdadeiro ambiente hospitaleiro são alguns dos trunfos que mantêm bem viva a chama destas Associações. Também a etnografia tem representatividade nesta Freguesia, onde o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Agrêlo se tem preocupado em preservar os usos e costumes desta Terra, com um vasto repertório, fruto de uma recolha efectuada sobre danças, cantares e trajes, os vão apresentando nas suas permanentes representação pelo país.

 

Moinhos de Gavinhos

São um dos ex-libris de Figueira de Lorvão e motivo de orgulho das gentes desta terra. No local, pode apreciar-se uma lindíssima paisagem para a Serra do Buçaco (a norte) e para a Serra da Aveleira (a Sudoeste). O complexo contém 14 moinhos de vento, dos quais 3 estão em condições de funcionamento, mas apenas um é realmente utilizado pelo único moleiro ainda em actividade.

Os moinhos de vento fazem parte da cultura do concelho de Penacova. Há muitos anos representavam uma importante fonte de riqueza e subsistência da população.

Perto do local existe também um pequeno campo de futebol, mesas de piquenique, uma torneira, grelhadores, um bar aberto apenas aos fins de semana e um parque infantil.

Deste complexo avista-se ainda outro complexo de moinhos, na Portela de Oliveira (já na Serra do Buçaco).

 

Serra de Gavinhos

A Serra de Gavinhos está situada no município de Penacova, rodeada pelas mais de 150 Aldeias de Penacova, no município de Penacova, no distrito de Coimbra, região das Beiras, com 216,73 km² de área, limitado a norte pelos municípios de Mortágua e Santa Comba Dão, a leste por Tábua, a sueste por Arganil, a sul por Vila Nova de Poiares, a oeste por Coimbra e a noroeste pela Mealhada. Nele passam o Rio Mondego e o Rio Alva e nele se situa a Serra do Buçaco, a Serra de Gavinhos, a Serra da Atalhada e o Lago da Aguieira na barragem da Aguieira. Terra de invulgar beleza paisagística, como por exemplo a Estrada Verde, cercada por serranias onde ainda existem vários moinhos de Vento e atravessada em toda a sua extensão pelos rios Alva e Mondego, onde se situam as Praias Fluviais de Penacova, é igualmente rica pela sua gastronomia, pelos seus costumes e tradições. Visit Penacova inspira-o a escolher-nos para uma visita.

  

Locais a visitar

• Igreja Matriz de Figueira de Lorvão

• Capela da Casqueira

• Capela da Granja

• Capela da Mata do Maxial

• Capela de Agrêlo

• Capela de Telhado

• Capela de Alagoa

• Capela de Gavinhos

• Capela de Monte Redondo

• Capela do Golpilhal

• Capela de Sernelha

• Capela em Figueira de Lorvão

• Estátua do Imaculado Coração de Maria (na Serra de Gavinhos)

• Núcleo de moinhos de vento de Gavinhos

• Ruínas de alguns fornos de Cal (na zona de Sernelha)

• Parque de merendas (na Serra de Gavinhos)

• Azenhas "Moinhos de água" (Carvalhal da Mata do Maxial)

Publicado por: Freguesia de Figueira de Lorvão

Última atualização: 21-12-2025

Partilhar